Meio Ambiente

A História das Coisas
Identifica a relação entre os problemas sociais e meio-ambiente, e atenta para a urgência em encontrarmos novas formas de criar um planeta mais sustentável.
Atualmente, nós Vivemos em uma sociedade onde a política capitalista desenfreado é o principal fator que move a economia.
Propositalmente, as indústrias desenvolvem novos produtos, baseado em um sistema de produção linear, onde os recursos naturais são utilizados e devolvidos ao meio ambiente em forma de agentes tóxicos, e a mão-de-obra é pouco valorizada, tornando os indivíduos presentes neste sistema cada vez mais submissos à forma em que ele é desencadeado.
Produtos estes, criados de forma a serem descartados rapidamente, tornando assim possível que a sociedade busque cada vez mais obter mais e mais do mesmo.
Para esse sistema de consumo funcionar, não é levado em conta às consequências que serão deixadas para as próximas gerações, gerando o consumismo exagerado, onde a valorização e realização pessoal conquistada através de um ciclo interminável de consumo e desperdício.


Ilha das Flores
Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa ideia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.

Nenhum comentário: